quarta-feira, 22 de maio de 2013

Suspeito arranca e engole pedaço da orelha de PM com mordida, em Goiás


Suspeito arranca e engole pedaço da orelha de PM com mordida, em Goiás

Militar foi ferido ao tentar prender suposta quadrilha de roubo de carros. 
Policial também levou uma mordida na mão durante a abordagem.

Do G1 GO
7 comentários
Suspeito arranca e engole pedaço da orelha de PM com mordida, em Goiás (Foto: Reprodução TV Anhanguera)PM teve parte da orelha arrancada com mordida de criminoso (Foto: Reprodução TV Anhanguera)
Um aspirante da Polícia Militar, que preferiu não ser identificado, teve parte da orelha esquerda arrancada e a mão direita mordida por um homem durante a prisão de uma quadrilha especializada em roubo de carro, na madrugada desta quarta-feira (22), no Setor Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. Ele conta que entrou em luta corporal com um dos suspeitos, de 29 anos, que arrancou e engoliu o pedaço da sua orelha. O policial também levou uma mordida na mão. O suspeito acabou preso com a ajuda de um policial civil que passava pelo local.
“Ele [suspeito] tinha fugido em um carro roubado e, quando conseguimos encontrá-lo, ele saiu correndo de dentro do veículo e entrou em um lote para se esconder. Quando pulei o muro e entrei no lote, ele tentou pegar minha arma e nós entramos em luta. Neste momento, ele acabou mordendo minha orelha e também a minha mão”, conta o militar.
Ainda segundo o aspirante, o suspeito foi contido por um agente policial que estava à paisana e participou da ação. Em entrevista ao G1, o agente, que também preferiu não ser identificado, disse que ouviu o militar pedindo ajuda dentro do lote. “Ele gritou que o criminoso estava tentando pegar a arma dele. Entrei e consegui pegar a pistola e prendê-lo rapidamente. Acho que ele foi pego de surpresa porque estava muito escuro lá dentro”, acredita.
Ação
A equipe do aspirante foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) após uma quadrilha roubar dois veículos, no Setor Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. Logo em seguida, eles conseguiram avistar outro carro que, segundo uma das vítimas, foi utilizado para transportar os criminosos. No veículo, estava uma mulher ao volante, que acabou confessando aos policiais militares que tinha levado dois homens para cometer dois roubos. O carro que ela estava também tinha sido roubado no último domingo (19).
Suspeito arranca e engole pedaço da orelha de PM com mordida, em Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Suspeito de morder a orelha de PM está preso no 4º 
Distrito Policial (Foto: Adriano Zago/G1)
Com isso, outros policiais foram acionados para reforçar a perseguição. Na ação, eles conseguiram prender o suspeito de arrancar a orelha do aspirante e um rapaz de 26 anos, que estava em outro veículo roubado. De acordo com a Polícia Militar, os dois têm passagem latrocínios, homicídios, roubos e furtos e estavam foragidos da Justiça.
Os dois homens e a mulher foram encaminhados para o 4º Distrito Policial (DP), em Aparecida de Goiânia, onde prestaram depoimento e aguardam decisão da Justiça. A PM afirma que as vítimas dos roubos foram encontradas e deverão comparecer no DP para retirar os veículos.
O aspirante que teve parte da orelha arrancada contou ao G1 que recebeu atendimento médico no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), mas irá retornar à unidade para realizar exames. Além disso, o militar afirma que está providenciando uma consulta com um cirurgião plástico para tentar reconstituir parte da orelha esquerda.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dois são mortos a tiros em frente a câmeras de TV em praça na Bahia


Dois são mortos a tiros em frente a câmeras de TV em praça na Bahia

Local do crime fica em frente à sede da Polícia Civil, em Salvador. 
Não há informações sobre identidade das vítimas. Baleada foi para hospital.

Do G1 BA

Três pessoas foram baleadas e duas morreram na Praça da Piedade, centro deSalvador, na manhã desta quarta-feira (8). Os assassinatos aconteceram em frente às câmeras da TV Bahia, que estava no local para exibir um quadro semanal, ao vivo, do telejornal Bahia Meio Dia.
Dois homens morreram no local. De acordo com informações da polícia, uma mulher ferida foi encaminhada para um hospital da cidade, socorrida por uma equipe do Samu.

Ainda segundo as primeiras informações da polícia, a mulher baleada tem 23 anos e teria sido atingida acidentalmente. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, mas policiais confirmam que ela foi socorrida consciente. A polícia não informou para qual hospital ela foi encaminhada.
A praça onde aconteceu o crime fica em frente à sede da Polícia Civil da Bahia. Segundo testemunhas, o suspeito é um homem magro, estava vestindo uma camisa preta e teria fugido em direção à Avenida Carlos Gomes. Até as 12h50, os corpos das vítimas estavam no local. Os dois homens ainda não foram identificados.
Uma multidão se aglomerou na praça. Uma das vítimas estava falando ao celular no momento em que foi atingida. Segundo informações de testemunhas, uma das vítimas trabalha como vendedor ambulante no local.

BOOOMBA! Elenco da Marvel Studios entra em rota de colisão com o estúdio. Robert Downey Jr. ameaça não trabalhar onde "tratam os colegas como lixo" e a Marvel ameaça reescalar os personagens em Os Vingadores 2.


BOOOMBA! Elenco da Marvel Studios entra em rota de colisão com o estúdio. Robert Downey Jr. ameaça não trabalhar onde "tratam os colegas como lixo" e a Marvel ameaça reescalar os personagens em Os Vingadores 2.

the_avengers_movie_2012-HD

Ao mesmo tempo em que Bob Iger, CEO da Disney, dava uma conferência nos EUA, o respeitado Deadline (um dos maiores sites do mundo do entretenimento no mundo) divulgou uma bomba na imprensa americana.

De acordo com a publicação, o elenco de Os Vingadores está em rota de colisão com aMarvel Studios. O motivo? Dinheiro (e, bem, respeito).
O site afirma que a Marvel terá um grande problema em breve, já que o estúdio ainda não acertou os bônus financeiros de Os Vingadores 2 com grande parte do elenco. Lembra da conversa que Robert Downey Jr. ganhou cerca de $50 milhões de dólares com Os Vingadores, por causa de comissões sobre a bilheteria do filme? Pois bem, o resto do elenco do filme também terá direito à essas comissões no próximo filme e esses valores ainda não foram acertados.
Com isso, o elenco do longa acabará entrando em colisão com a Marvel Studios. Normalmente, um assunto como esse seria resolvido com calma e conversa,  mas acontece que, de acordo com o Deadline, o elenco dos filmes da Marvel Studios não estão pré-dispostos a resolver as coisas com calma.
avengers-new1
A publicação afirma que muitos membros do elenco estão realmente bravos com a Marvel Studios, especialmente Chris Evans e Chris Hemsworth, o Capitão América e o Thor respectivamente. Pelos vistos, ambos já se estranharam com o estúdio há pouco tempo, durante as negociações para o retorno deles para Capitão América: O Retorno do Primeiro Vingador Thor: O Mundo Sombrio. Um representante de um deles afirmou que a Marvel ofereceu um aumento no salário de $500 mil dólares e depois mais $500 mil, quando os filmes chegassem à $500 milhões nas bilheterias – a proposta foi vista como insana pelos atores. Em termos de comparação, Hemsworth recebeu cerca de $5 milhões pelo seu trabalho em Branca de Neve e o Caçador. O Deadline diz que o ator prefere trabalhar com a Universal do que com a Marvel e que também sofre bastante com a sua dieta para poder viver Thor.
Agora, a Marvel terá de se reunir com os atores para a negociação dos bônus de Os Vingadores – e, infelizmente pra Marvel, o líder do elenco é Robert Downey Jr. O ator tem agido como um “irmão mais velho” para os outros (palavras de um representante de algum dos atores) e não tem medo de ameaçar a Marvel – único ainda sem contrato, Downey Jr. já chegou a dizer que não vai trabalhar em um lugar que trate seus colegas como lixo – leia-se: “que não pague o que eles merecem”.
Para piorar tudo, a Marvel já chegou a ameaçar alguns atores de demití-los e reescalar os personagens. A resposta foi severa: “Vão em frente!”.
Segundo El Mayimbe, o responsável pelos furos de reportagem do Latino Review, essa história dos bastidores da Marvel Studios é “conhecida” entre os envolvidos em Hollywood. O jornalista afirma que a Marvel Studios “chegou ao mesmo nível de arrogância do final dos anos 90″, quando a Marvel Comics quase faliu – na época, a Marvel entrou em rota de colisão numa história mais ou menos parecida envolvendo seus personagens e os quadrinistas que trabalhavam na editora. Caras como Jim Lee, Robert Leifeld e Todd MacFarlane deixaram a Marvel e fundaram a Image, num golpe que fez com que as vendas da Casa das Ideias despencassem. A Marvel entrou em crise e, para conseguir pagar as contas, precisou vender os direitos de adaptação de personagens como os X-Men, o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico – o que gerou os filmes desses personagens em estúdios diferentes.
Que a Marvel Studios não é “fácil” de se trabalhar, parece claro. Mickey Rourke, Edward Norton e outros atores tiveram problemas públicos com o estúdio. Natalie Portman, por exemplo, é tida como “insatisfeita” com a Marvel por ter demitido a diretora Patty Jenkins, que iria originalmente dirigir Thor 2, mas teve “divergências criativas” com o estúdio.
Aparentemente, estamos diante de uma crise bem complicada entre Marvel e atores. O pior cenário possível é a Casa das Ideias fechar o bolso e reescalar os personagens em Os Vingadores 2.
Em termos de “confiabilidade”, a história parece ser verídica. Praticamente todos os jornalistas gringos só falam sobre isso no Twitter e o Deadline é MUITO confiável (confiável do tipo “apareceu no Deadline, então é verdade”). Isso tudo bem poderia ser um truque do Loki e a trama de Os Vingadores 2, mas os problemas do filme estão começando muito antes de Thanos chegar à Terra.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Vaticano confirma visita do Papa a favela no Rio e ida a Aparecida (SP)


07/05/2013 08h08 - Atualizado em 07/05/2013 09h58

Vaticano confirma visita do Papa a favela no Rio e ida a Aparecida (SP)

Roteiro da viagem do Pontífice foi divulgado no site do Vaticano.
Na 1ª missão internacional, Francisco ficará no Brasil de 22 a 28 de julho.

Do G1 Rio
512 comentários

Em sua primeira missão internacional, o Papa Francisco preferiu fugir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açúcar, e optou por visitar a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital São Francisco de Assis e participar de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal. 
A agenda oficial do pontífice foi divulgada nosite do Vaticano nesta terça-feira (7). Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho.
De acordo com a agenda, o Papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.
Na terça-feira (23), o calendário divulgado pelo Vaticano informa que Francisco vai passar o dia na residência do Sumaré.  No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de São Paulo, e passeio de papamóvel.
Papamóvel, praia e favela
Na manhã da quarta-feira (24), o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da missa no Santuário. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus.
Por volta das 16h, retorna para o Rio de Janeiro, onde visita o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.
O primeiro ato central da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica.
Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o Papa deve realizar uma oração na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e oferecer um presente à comunidade. Na sequência, o Santo Padre se dirige a um campo de futebol e fazer um discurso. Nesse trajeto, pode visitar uma casa da comunidade.
Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Às 17h, vai à Praia de Copacabana. A expectativa é de que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá até o palco montado no Leme, onde será celebrada a Festa da Acolhida. Ele fará um discurso e abençoará os jovens.
A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Serão cinco escolhidos de continentes diferentes que vão se confessar com Francisco. O compromisso seguinte é no Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul, residência do arcebispo do Rio, onde rezará a oração do Ângelus.
Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o Papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, encontra-se com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e ainda almoça com um grupo de jovens.
Sem muito tempo para descansar, o Papa segue ao Sumaré, lá embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. Depois de acompanhar a vida e morte de Jesus Cristo, o pontífice volta para seus aposentos no Rio.
No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa às 9h, com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais.
No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração, para a qual está prevista a presença de 2 milhões de pessoas. Ele deve responder a perguntas de cinco jovens e realizar novo discurso.
Despedida
De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. No caminho, o helicóptero deve sobrevoar a estátua do Cristo Redentor. A cerimônia deve contar também com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
De tarde, por volta das 16h, Francisco tem um encontro com coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com milhares de voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e dá tchau aos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto às 19h.

Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é detido


Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é detido

Menor assaltou passageiros e violentou mulher em plena luz do dia.
Ele confessou crime e afirmou estar drogado e arrependido, diz delegado.

Isabela MarinhoDo G1 Rio
486 comentários
Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é detido. (Foto: Reprodução Arte / TV Globo)Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é
detido. (Foto: Reprodução Arte / TV Globo)
O suspeito de estuprar uma mulher durante um assalto a ônibus da linha 369 (Bangu - Carioca), na sexta-feira (3), foi detido na manhã desta terça-feira (7). Segundo o delegado Carlos Augusto Nogueira, da 33ª DP (Realengo), o suspeito tem 16 anos, confessou os crimes, se disse arrependido e alegou estar fora de si devido ao uso de cocaína.
Ainda de acordo com o policial, o detido teria dito que o motivo para os assaltos seriaconseguir dinheiro para realizar uma festa de aniversário, para celebrar os 17 anos que completa no domingo (12).
O menor se apresentou à polícia próximo ao Comando de Operações Navais da Marinha, às margens da Avenida Washington Luis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O jovem morava com a mãe na favela Para Pedro, em Irajá e, segundo contou à polícia em depoimento informal ao ser detido, decidiu ir para a casa da avó, que fica próxima ao local onde se entregou.
Para fugir após cometer os crimes, o menor contou que pegou carona com um motoboy e que durante a fuga perdeu a arma, comprada em um lixão de Caxias com R$ 450 — economizado ao fazer "bicos".

Mãe apoiou entrega
Segundo Carlos Augusto, a polícia chegou até a família do suspeito através de um policial de Caxias, que disse conhecer o jovem. O delegado afirmou ainda que obteve o apoio da famíla para convencer o jovem a se entregar. “A mãe (do suspeito) pessoalmente apoiou a entrega. O jovem assumiu o crime e demonstrou arrependimento, o que eu desconfio", disse Carlos Augusto.
O jovem foi encaminhado à 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão), onde o crime é investigado.
As imagens que levaram ao jovem foram divulgadas pela polícia nesta segunda-feira (6). Elas são parte do vídeo da câmera de segurança do ônibus, que registrou o momento dos crimes. As imagens mostram o jovem agindo calma e friamente. O criminoso entrou no ônibus às 15h31, passou pela roleta utilizando um RioCard e, cerca de três minutos depois, sacou um revólver e anunciou o assalto.
Após mandar que todos os passageiros fossem até o fundo do veículo, que tem a porta localizada no centro, o criminoso ordenou que um dos passageiros recolhesse os pertences dos demais. Ele então pulou a roleta e foi passar ordens ao motorista, revelando seu rosto com nitidez à câmera.

De acordo com o delegado titular da 17ª DP (São Cristóvão), Maurício Luciano, o criminoso mandou que o motorista não parasse em nenhum outro ponto de ônibus. Depois, o criminoso retornou aos fundos do veículo pulando novamente a roleta e se sentou em um banco junto aos demais passageiros.
Maurício Luciano, que assistiu ao vídeo sem cortes, iinformou que o criminoso repentinamente ordenou que uma passageira o acompanhasse até o centro do veículo. Foi então que ele efetuou o estupro. Após cometer o ato, ainda demonstrando calma e frieza, o criminoso mandou que a vítima se juntasse novamente aos demais passageiros e esperou até que o ônibus chegasse ao local onde havia indicado. Ele então desceu próximo ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

“Alguém que tenha a coragem de estuprar uma mulher dentro de um ônibus, na frente de todos os passageiros, acreditamos que sofra algum tipo de distúrbio mental”, disse o delegado. Segundo o policial, o criminoso responderá pelos crimes de roubo com emprego de arma de fogo e estupro. Ele espera que as imagens ajudem a identificar o criminoso. O delegado pediu que denúncias sejam encaminhadas à delegacia ou ao Disque Denúncia. "Tenho certeza que ele será preso", afirmou.
Relato da vítima
A vítima relatou à TV Globo os momentos de terror que viveu dentro do coletivo.
"Ele levantou e foi para o meio do ônibus e anunciou o assalto. Ele mandou todo mundo ir para o fundo do ônibus. Pegou na minha mão e e disse 'vamos aqui na frente' e me levou para o banco especial, ali perto do motorista. Sentou, mandou eu sentar ao lado dele, me abraçou e começou a colocar a arma nas minhas costelas. Ele bateu seis vezes com o revólver na minha cabeça. Puxou meu cabelo, e colocou a arma na minha cabeça e falou assim 'coloca a tua roupa e volta pro teu lugar', descreveu a vítima do abuso.
Uma vítima do assalto, que testemunhou os momentos de agressão à mulher, contou que os passageiros foram ameaçados de morte para não reagirem.
“Ele pegou essa moça, botou ela pra frente e estuprou ela. Botou ela sentada no banco da frente, do lado dele, e ele sentado no canto e ela na ponta. Ela fazia tudo que ele mandava porque ela tinha uma arma na cabeça dela. Ele deu uma coronhada na cabeça dela. Ele dizia que ia matar a gente se a gente reagisse”, descreveu a vítima.
“Eu nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo, acho que não vou conseguir voltar a andar de ônibus”, declarou assustada a mulher que sofreu um assalto no coletivo e presenciou o abuso sexual contra a mulher de 30 anos.
A mulher estuprada é do Mato Grosso e moradora da Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ela foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo delito e, em seguida, foi levada ao hospital para tomar um coquetel anti-HIV.
O crime ocorreu por volta das 15h30 de sexta-feira. No entanto, a polícia divulgou o fato no sábado (4). Há pouco mais de um mês, no fim de março, uma turista americana foi estuprada por mais de seis horas em uma van.
Outros casos de estupro
Em 20 de abril, um criminoso roubou uma clínica de depilação, em Bonsucesso, no Subúrbio, e estuprou uma mulher no local. De acordo com as investigações, o criminoso rendeu as funcionárias e as prendeu na cozinha da clínica, antes de violentar uma das recepcionistas.
Uma menina de 14 anos também foi vítima de estupro, na Praia do Leblon, na Zona Sul, no dia 17 de abril. O crime ocorreu no final da praia, quase na Avenida Niemeyer, via expressa que liga o bairro a São Conrado, na mesma região. Ela estava na companhia de uma amiga quando foi abordada pelo criminoso. A polícia já identificou o criminoso.
Turista estuprada em van
Em 30 de março, uma turista americana foi estuprada por três homens durante seis horas numa van que fazia o percurso Copacabana-Lapa. O namorado da vítima, também estrangeiro, estava no veículo, foi algemado, espancado com uma barra de ferro e roubado, assim como a mulher. Os criminosos alteraram o trajeto e seguiram para a Região Metropolitana. O casal foi liberado pelo grupo em Itaboraí, na Região Metropolitana. Um menor também foi detido por participação no crime.
Durante o tempo em que permaneceram com o a vítima e o namorado, os criminosos pararam em Niterói, usaram o cartão da mulher para comprar bebidas em um posto e sacar dinheiro em um Banco do Brasil. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, subiu o terceiro suspeito, que também estuprou a vítima. O caso ganhou repercussão na imprensa internacional.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

'Fizeram um corredor humano', diz comerciante sobre assalto no RS


'Fizeram um corredor humano', diz comerciante sobre assalto no RS

Proprietária de uma relojoaria testemunhou assalto a banco em Sarandi. 
Quadrilha fez policiais militares e moradores reféns; dois já foram presos.

Márcio LuizDo G1 RS
315 comentários
Assaltantes fizeram reféns em ataque a banco no RS (Foto: André Luiz Ferronato/Arquivo Pessoal)Moradores foram usados como escudo humano pela quadrilha (Foto: André Luiz Ferronato/Arquivo Pessoal)
Proprietária de uma relojoaria e ótica localizada ao lado da agência bancária assaltada, a comerciante Ioli Dal Santo testemunhou os momentos de tensão vividos pelos moradores de Sarandi nesta segunda-feira (6). A ação de uma quadrilha de assaltantes de banco levou terror ao município de pouco mais de 30 mil habitantes no Norte do Rio Grande do Sul

Segundo a Brigada Militar, a ação dos criminosos no município começou por volta das 11h30. A quadrilha, suspeita de assaltar uma agência do Banrisul em Constantinahoras antes, chegou às imediações do Banco do Brasil já atirando, disseram testemunhas. Dois policiais militares que estavam no local foram feitos reféns pelo grupo.
“Quando nós vimos, os bandidos estavam abordando os policiais e mandando tirar o colete à prova de balas. Outras pessoas que estavam por ali foram feitas reféns. Fizeram um corredor humano para entrar no banco” relata a comerciante.
Ioli conta que os criminosos usaram uma van para bloquear a rua lateral de acesso ao banco. Os PMs e outros reféns foram levados para dentro de agência, enquanto um homem, com touca ninja a armamento pesado, ficou patrulhando a rua. Minutos após fechar a porta da relojoaria e se esconder com outros funcionários em uma sala, ela ouviu tiros. A essa altura, praticamente todo o comércio na Avenida Expedicionário estava fechado.
“Ficamos todos em uma sala atrás do balcão, sem saber se tudo já tinha acabado. Eu ouvi só um tiro. Mas outras pessoas disseram que foram um monte de tiros”, relata Ioli.
Polícia apreendeu armas utilizadas nos ataques em Sarandi e Constantina (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Polícia apreendeu armamento pesado e recuperou
dinheiro roubado (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Segundo informações repassadas pela Brigada Militar e Polícia Civil, após pegar o dinheiro no banco, a quadrilha fugiu em umNissan Tiida, levando os PMS como reféns. Durante a fuga, eles foram interceptados por uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo, que se deslocava para atender a ocorrência em Constantina. Houve perseguição e troca de tiros.
carro usado pela quadrilha bateu em outro no bairro Santa Catarina, a pouco mais de 300 metros da agência bancária. Um policial ficou ferido no acidente, mas foi encaminhado ao Hospital Comunitário e não corre risco, segundo o delegado Edson Cezimbra. Pelo menos dois suspeitos fugiran a pé do local do acidente e se esconderam em matagal próximo, diz a polícia.
Outros dois homens abordaram um carro que passaram pelo local e continuaram a fuga. Eles trocaram de veículo em um posto de gasolina e se refugiaram na empresa Samaq, onde fizeram o proprietário e dois filhos dele reféns. Cercados pela Brigada Militar e Polícia Civil, os dois criminosos exigiram a presença da imprensa e de representantes do Ministério Público, antes de se entregarem por volta das 13h. A polícia faz buscas na região pelos outros suspeitos.
O primeiro ataque a bancos na região ocorreu em Constantina, a cerca de 35 quilômetros de distância de Sarandi. De acordo com a polícia, a ação começou com a invasão da casa do gerente de uma agência do Banrisul ainda na noite de domingo (5). Ele e a mulher foram mantidos reféns por pelo menos quatro homens até a manhã desta segunda, quando ocorreu o assalto. Funcionários foram rendidos, e o dinheiro do cofre, levado. Pelo armamento usado nos assaltos, a Polícia Civil acredita que trata-se da mesma quadrilha.
Policiais se mobilizaram para negociar com assaltantes que fizeram reféns no interior do RS (Foto: Fabio Lehmen/RBS TV)